Proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente


1. O que é o GLP?

O gás liquefeito de petrólo(GLP) é mais conhecido no Brasil como "gás de cozinha", é o mais utilizado em ambientes domésticos e industriais, é comercializado no estado líquido, torna-se gasoso porque é armazenado em cilindros de alta pressão, também é utilizado com combustível, graças suas facilidade de armazenamento em cilindos, botijões e tanques). O gás de cozinha é um produto que não tem cheiro(inodoro), para identificá-lo quando estiver vazando, é armanzenado uma substância á base de enxofre para identificá-lo, assim detecta-se o vazamento.

2. Onde deve ser armazenado o botijão ?

Sempre coloque o botijão em locais ventilados, para que em caso de vazamento não ocorra o acumulo de gás no ambiente. Para a queima do gás, é consumido ar do ambiente. A reposição desse ar é realizada pela ventilação do ambiente. Não feche o basculante ou a janela enquanto o fogão estiver sendo utilizado. Nunca armazene os botijões em locais fechados (armários, debaixo de pias, gabinetes, porões, vãos de escadas, etc.) Nunca coloque botijões próximos a tomadas ou a ralos e grelhas de escoamento de água, a distância mínima recomendável nesses casos de 1,50 m. Prefira colocar o botijão do lado de fora da residência, em um abrigo construído exclusivamente para ele, fechado por grades ou telas (não use chapas fechadas ou venezianas).  A mangueira nunca pode passar por trás do fogão. O calor poderpa danificar o plástico, derretendo e/ou provocando rachaduras e possíveis vazamentos. Nunca deixe as instalações de gás nas mãos de pessoas não qualificadas, nem permita que curiosos façam qualquer tipo de improviso ou conserto. 

3. Quais os vazamentos mais comuns?

Os vazamentos ocorrem principalmente por problemas na tubulação do fogão, como mangueira danificada, má vedação do registro, tubulação do fogão furada, cilindo furando. Não tente detectar vazamentos com qualquer fonte de inginção(fogo), isso poderá causar acidente, para detectar vazamentos, a forma mais segura e eficaz é utilizar espuma de água e sabão, ao observar bolhas, você estara identificando vazamento. 

 

4. Se o vazamento for com fogo, o que fazer?

Se o fogo for na magueira, apenas feche o registro, caso o vazamento seja no ponto de saída do botijão, não tente apagá-lo, leva o botijão para um local seguro e deixe o gás consumir totalmente.

5. Se o vazamento for sem fogo, o que fazer?

Primeiramente abra cuidadosamente portas e janelas tendo o máximo de cuidado com os trincos  e fechaduras para não provocar faísca, deixe que o ar penetre no local, assim o gás irá se dispersar, em hipótese alguma ligue ou desligue interruptores de energia elétrica, pois a cada movimento é liberado um centélia elétrica que poderá causar uma explosão ambiente.

6. O gás de cozinha é tóxico?

Não, o gás de cozinha não é tóxico, porém em grandes concentrações em ambientes fechados poderá causar  asfixia podendo levar à morte, como o gás é mais pesado que o ar, ele se concentra ao solo, ficando a parte de cima do ambiente mais respirável.

7. O que devo observar ao comprar um botijão de gás?

Observe as condições físicas do botijão, verifique se há avarias, pois poderá causar vazamentos, vrifique se o rótulo possui simbolo do INMETRO, caso exista problema acione a empresa distribuidora, caso não tenha problemas, peça a pessoas capacitadas para fazer a instalação.

 


Botijão de gás

Esta seção está vazia.



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!