Alunos do CGV fazem treinamento com helicóptero e técnicas de sobrevivência no mar em Salinas

08/06/2013 13:25

Na última quarta e quinta-feira (22 e 23) em Salinas, cidade sede da unidade operacional do quartel do 4º Subgrupamento Bombeiro Militar, foram realizadas duas operações importantes para a formação dos novos guarda-vidas: operação de resgate e salvamento com aeronave e a de sobrevivência no mar, ambas as operações tiveram apoio do 4º SGBM, sob o comandado do Major BM Góes e pelo seu subcomandante 1º Tenente BM Lenilson; a primeira operação foi realizada com o Helicóptero Guardião-03 do GRAESP (Grupamento Aéreo de Segurança Pública) , comandada pelo piloto e Major do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Marlon e sua equipe de voo: o copiloto Pino (Agente da Policia Civil do Amapá), o mecânico de voo Thiago da empresa Helisul, os tripulantes 1º Sargento BM Cleison e equipe de solo: os Soldados BM Fabrini e Cláudio.

O treinamento de resgate no mar teve lições de segurança sobre a aeronave, técnicas de salto na água e de como manusear a rede de resgate, estas foram algumas das instruções repassadas. O treinamento acontece como parte final da qualificação dos 16 alunos do curso de guarda-vidas/2013 (CGV). O objetivo é fazer com que os militares estejam preparados para utilizar o helicóptero adequadamente.

O uso da aeronave serve para auxiliar o Corpo de Bombeiros em resgates difíceis, - que podem ser realizados em qualquer ponto do litoral ou nas áreas de rios e lagos do estado. A base do helicóptero fica no GRAESP, mas em poucos minutos ele pode atingir qualquer praia, prestando um grande auxílio aos guarda-vidas.

Após as operações aéreas, os 2º Tenentes BM Rogério e Robledo, ministraram a instrução de sobrevivência no mar, que teve como principal intuito, demonstrar aos novos guarda-vidas a real importância das técnicas de sobrevivência, pois os mesmos atuarão nos mais diversos meios aquáticos, e necessitarão de uma resposta rápida e eficiente para sobreviver em caso de naufrágio e busca.

O curso de guarda-vidas é coordenado pelo Major BM Silva Júnior, comandante do Grupamento Marítimo Fluvial, sediado em Belém, e conta com uma gama de profissionais gabaritados e qualificados, prontos a atender a chamada emergencial da população.

Texto e fotos: 2º Tenente QOABM Rogério (ASCOM)

Fonte: www.bombeiros.pa.gov.br