Bombeiros de Salinas recebem o Projeto Odontologia itinerante

10/11/2013 14:17

A diretoria de saúde esteve no município de salinas realizando atendimento odontológico, para os servidores do 4º subgrupamento do corpo de bombeiros, que hoje possui como comandante o jovem major Edgar Augusto Góes. Através da chefia de odontologia realizando as visitas aos quarteis da corporação em todo o Estado do Pará, através do projeto  “odontologia Itinerante do Corpo de Bombeiros”, gerenciado “in loco” pelo também coronel Osvaldo Braga Jr° ,com o apoio do diretor de saúde, o coronel Helton Nóvoa.

Dentro da programação os dependentes dos militares  foram também comtemplados pelo atendimento para realizar tratamento de: limpeza,   restauração e extração dentária (esodontia). Foi a oportunidade da família da senhora Josiane Lopes.  “ Não iriamos conseguir essa ação se não fosse a iniciativa da diretoria de saúde do corpo de bombeiros. Para um atendimento dessa natureza, teríamos que enfrentar filas grandiosas e, muitas vezes sem conseguir sequer  ficha em espaços de saúde.

Estavamos esperando uma oportunidade  igual a essa por cerca de um ano. Agora agradeço aos bombeiros porque me sinto tranquila em poder suprir a carência de minha família”.

O atendimento que começou às primeiras horas da chegada da equipe de odontólogos composta pelos capitães Hernan Gaia, Oswaldo Jr°, e seus auxiliares ,Sub Tenente Mauro Nascimento,  Sgt Elem Cristina ,Sgt Ricardo Silva    e Cabos Silva Barros e Jaime Rocha.

A frente do projeto está o coronel Osvaldo Braga Jr, e definiu a iniciativa dos “heróis do fogo” . “ Temos o sentimento do dever cumprido e de satisfação por poder olhar para nossos colegas de farda, que estão fora da capital.  E poder assim suprir  no que refere-se ao atendimento odontológico. Mostra  a responsabilidade em atender quem está menos favorecido geograficamente . É importante dizer que nada disso iria acontecer, se não houvesse sintonia entre diretoria de saúde, o comandante geral de nossa intituição e a diretoria odontológica. Vale ressaltar ainda que o comando entra como parceiro na habilitação da logística, e nós com a mão de obra especializada”. Concluiu o diretor da odontologia dos “heróis anônimos”.

“Estou trabalhando no quartel de salinas há cinco anos e é a primeira vez que esse tipo de ação acontece aqui. Para mim que sou da capital, optei por me estabelecer aqui na cidade. Fica difícil ir até a Belém para realizar esse tipo de atendimento”. Avaliou o sub tenente bombeiro Marco Antônio Martins.

Texto e Foto: ASCOM do 4º SGBM