Proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente


BOMBEIRO DE SALINAS DA DICA DE SEGURANÇA PARA O PERIODO DO REVEILLON

06/01/2014 20:40

 

 

          O Comando do 4º Subgrupamento de Bombeiros  de Salinas, encontra-se preparado para dar segurança durante o alta temporada de final de ano, no trajeto da capital ate o municipio,  existem varias viaturas de resgate espalhadas nos pontos: Barreira de Ananindeua, Marituba, Santa Izabel, Castanhal, Santa Maria, Nova Timboteua, Santa Luzia e Salinpolis preparados para atuarem em casos de acidentes automobilisitcos, em caso de emergência podera ser acidonado pelos numeriais (91) 3423-2462 / (19) 3423-3025 / (91) 8899-6576. Para a segurança no municipio o Corpo de Bombeiros possui 02 viaturas de combate a incêndio, duas motos resgate que ficaram de 08 as 18h na entrada da praia do atalaia, um jet Sky para o patrulhamento da praia, um embarcação flex boate  e todas as praias estarão cobertas com guarda vidas e postos de atendimento, para evitar acidentes fique atentos as dicas de segurança:

 

OBS: No dia 31DEZ2013 o horario da pre amar sera as 18:32 com uma altura 5.3m, considerada uma grande mare em relação as demais, por tanto o grande risco sera a saida da praia com veiculos, uma vez que ela chegara rapidamente tamando conta do espaço oferendo risco, portanto saia da praia pelo menos quatro horas antes da preamar.

 

1. Antes de sair de casa verifique se sua residência foi bem fechada, desligue o registro do botijão de gas e certifique que não exite vazamento.

2. Ao sair  verifique as condições do veículo, faça revisão, não tenha pressa para chegar ao destino, lembre-se que você esta vindo para relachar e se duvertir,  evite  excesso de velocidade e ultrapasagens perigosas, as ultrapassagens mal sucedidas  tem causado acidentes graves com vítimas fatais, respeite as leis de trânsito e siga as orientações.

3- Evite transtorno, antes de ir à praia verifique o horário das marés, existem placas indicando o horário das marés em diveros pontos da cidade, entre eles em frente ao quartel do Corpo de Bombeiro e nas entradas das praias. caso se ausente, não esqueça o seu veículo estacionado na praia, isso poderá lhe causar grandes prejuízos com a rapida mare de enchente.

4 - Evite passear pelas dunas  no entorno do lago da coca cola com objetos de valor, isso chama a atenção de pessoas mal intensionadas que estão ali apenas para praticar  assaltos.

5. Evite saltar fogos em locais de vegetação seca, isso podera causar incêndios,  mesmo com o esforço do Corpo de Bombeiros  o socorro podera demorar a chegar devido aos grandes engarrafamentos que o periodo proporciona.

5 - Ao chegar a qualquer praia, procure um guarda vidas, ele podera lhe orientar sobre os riscos existentes em cada praia, principalmente as localidade com grande numero de pedras existente e que ficam improprias para o banho.

6 - Evite contatos com objetos estranhos levados pela água, poderá ser um animal marinho que poderá causar queimadura, entre eles caravela e água viva.

7 - Seja educado, não jogue resto de alimentos na praia, alem da contaminação atraem pequenos animais que causam acidentes.

8 - Cuidado redobrado com as crianças, elas poderão desaparecer rapidamente, ao chegar à praia procure um dos postos de guarda - vidas e solicite uma pulserinha de identificação, isso ajudará a localizá-la rapaidamente caso venha se perder.

9 - Respeite as orientações dos guarda vidas, eles mais que ninguém conhecem os perigos existentes nas praias, respeite as placas de sinalização informando perigo.

10 - Evite tomar banho em locais que não estejam presentes os guarda vidas.

11 - Não nade a uma longa distância perpendicular à praia, lembre-se quem mais morre afogado são pessoas que sabem nadar, não substime os perigos existentes nas prais, como as fortes correntezas, se você quiser nadar a uma longa distância, nade paralelamente a praia.

12 - Entrar n'agua logo apos a realização das refeições tambem podera ser perigoso, podera crausar um indigestão alimentar e evoluir para um afogamento.

13 - Cuidados com as boias, esses objetos flutuantes trasmitem uma falsa sensação de segurança, principamente se você não souber nadar, podera provocar panico e desespero  ou ser surpreendido por uma forte onda causando acidente 

14 - Conduzir veiculo em alta velocidade na praia podera causar acidentes graves, lembre-se que na praia todos tem direito a diversão com segurança;

15 - Não permita que menores conduza motos ou quadriciculos, isso podera causar acidentes graves e a pessoa que permitiu podera responder judicialmente, lembre-se que o DETRAN estara presente nas praias, portanto evite problemas.

16 -  Se vai passear de jet sky, ao se aproximar da margem, tenha o dobro de atenção, pois ali podera ter banhistas mergulhando e ficará vulneravel a ser  atingido.

17 - Nunca entre na água após ingerir excesso de bebida alcoólica nem permita que pessoa nesse estado entre. O álcool inibe a moção de perigo.

18 - Não simule afogamentos, isso transmite ao guarda vidas descredibilidade, caso você realmente precise ele poderá não acreditar.

19 - Use protetor solar, isso protegera sua pela contra os raios agressivos do sol.

20 - Beba bastante agua

21 - Evite banhos noturnos, alem da falta de luminosidade, o pedido de socorro se tornara mais dificil,  os guarda vidas so trabalham durante o periodo diurno.

22 - Fique atento nas grandes ondas para não ser surpreendido, principalmente se estiver em locais onde existam pedras ou canais.

23 -  Não entre bruscamente no mar após longa exposição ao sol. Há  risco de choque térmico e desmaio;

24 - Se uma pessoa estiver se afogando, não tente salva-la se você não tem tecnica de resgate no mar, ao inves de salvar você podera se tornar  mais uma vitima, a melhor medida é chamar imediatamente um guarda vidas.

25 - As crianças quando forem tomar banho, devem sempre ser supervisionadas por um adulto.

26 - A exposição em demasia ao sol poderá causar insolação.

27- Na praia do atalaia durante as mares de enchentes os canais se formam, fique atento principalmente se estiver com criança, pois caso a pessoa não saibe nadar ela poder se afogar. 

28 - Não se desloque com veiculo para o final das praias do atalaia e farol velho, a um grande risco do seu veiculo ficar atolado e o socorro podera ficar bem dificil por parte do Corpo de Bombeiros devido a dificuldade de deslocamento.

29 - Em caso de emergência ligue 193  ou (91) 3423-2462. 

 

TEXTO E FOTO: 5ª Seção do 4º SGBM

 

—————

Voltar