CORPO DE BOMBEIROS DA DICA DE SEGURANÇA PARA QUEM PRETENDE PASSAR O VERÃO EM SALINAS Leia mais: https://www.4sgbmsalinas.net/

09/08/2013 23:01

O Comandante do 4º Sugrupamento de Bombeiros de Salinópolis afirmar que os militares que irão atuar no operação verão durante o mês de julho  de 2013 estão preparados fisca e tecnicamente. Ao longo do ano, foram varios treinamentos e teste de aptidão fisca realizados, os treinamentos foram feitos em dois momentos, o primeiros com a parte teorica em sala de aula e o segundo na parte pratica em piscina para aprimoramento da tecnica e nas praias do municipio com diversas simulações de resgate realizadas, bem como estudos dos riscos potenciais  existentes nas localidades, como canais e valões, animais marinhos, entre outros. Tudo para transmitir segurança aos banhistas. Os serviços a serem prestados pelo Corpo de Bombeiros não param por ai, serão duas unidades de resgate operando durante a operação, duas moto resgate e participação da aeronave para o atendimento de emergência, o serviço de prevenção e extinção de incêndio tambem estarão operando com viaturas de combate a incêndio, os principais imoveis que funcionarão como boates estão sendo vistoriados e o Corpo de Bombeiros esta fazendo todas as exigências para que as mesmas possam funcionar com segurança, outro ponto a ser observado são os hoteais e barracas ao longo da praia do atalaia e orla do maçarico que tambem estão sendo vistoriados, ja que nesse periodo estarão todos lotados.

Para que  os visitantes tenham um verão tranquilo fique atendo as dicas de segurança:

1. Antes de sair de casa verifique se sua residência foi bem fechada, desligue o registro do botijão de gas e certifique que não exite vazamento.

2. Ao sair  verifique as condições do veículo, faça revisão, não tenha pressa para chegar ao destino, lembre-se que você esta vindo para relachar e se duvertir,  evite  excesso de velocidade e ultrapasagens perigosas, as ultrapassagens mal sucedidas  tem causado acidentes graves com vítimas fatais, respeite as leis de trânsito e siga as orientações.

3- Evite transtorno, antes de ir à praia verifique o horário das marés, existem placas indicando o horário das marés em diveros pontos da cidade, entre eles em frente ao quartel do Corpo de Bombeiro e nas entradas das praias. caso se ausente, não esqueça o seu veículo estacionado na praia, isso poderá lhe causar grandes prejuízos com a rapida mare de enchente.

4 - Evite passear pelas dunas  no entorno do lago da coca cola com objetos de valor, isso chama a atenção de pessoas mal intensionadas que estão ali apenas para praticar  assaltos.

5 - Ao chegar a qualquer praia, procure um guarda vidas, ele podera lhe orientar sobre os riscos existentes em cada praia.

6 - Evite contatos com objetos estranhos levados pela água, poderá ser um animal marinho que poderá causar queimadura, entre eles caravela e água viva.

7 - Seja educado, não jogue resto de alimentos na praia, alem da contaminação atraem pequenos animais que causam acidentes.

8 - Cuidado redobrado com as crianças, elas poderão desaparecer rapidamente, ao chegar à praia procure um dos postos de guarda - vidas e solicite uma pulserinha de identificação, isso ajudará a localizá-la caso venha se perder.

9 - Respeite as orientações dos guarda vidas, eles mais que ninguém conhecem os perigos existentes nas praias, respeite as placas de sinalização informando perigo.

10 - Evite tomar banho em locais que não estejam presentes os guarda vidas.

11 - Não nade a uma longa distância perpendicular à praia, lembre-se quem mais morre afogado são pessoas que sabem nadar, não substime os perigos existentes nas prais, como as fortes correntezas, se você quiser nadar a uma longa distância, nada paralelamente a praia.

12 - Entrar n'agua logo apos a realização das refeições tambem podera ser perigoso, isso podera crausar um indigestão alimentar e evoluir para um afogamento.

13 - Cuidados com as boias, esses objetos flutuantes trasmitem uma falsa sensação de segurança, principamente se você não souber nadar, podera provocar panico e desespero,

14 - Conduzir veiculo em alta velocidade na praia podera causar acidentes graves, lembre-se que na praia todos tem direito a diversão com segurança;

15 - Não permita que menores conduza motos ou quadriciculos, isso podera causar acidentes graves e a pessoa que permitiu podera responder judicialmente, lembre-se que o DETRAN estara presente nas praias, portanto evite problemas.

16 -  Se vai passear de jet sky, ao se aproximar da margem, tenha o dobro de atenção, pois ali podera ter banhistas mergulhando e ficará vulneravel a ser  atingido.

17 - Nunca entre na água após ingerir excesso de bebida alcoólica. O álcool inibe a moção de perigo.

18 - Não simule afogamentos, isso transmite ao guarda vidas descredibilidade, caso você realmente precise ele poderá não acreditar.

19 - Use protetor solar, isso protegera sua pela contra os raios agressivos do sol.

20 - Beba bastante agua

21 - Evite banhos noturnos, alem da falta de luminosidade, o pedido de socorro se tornara mais dificil,  os guarda vidas so trabalham durante o periodo diurno.

22 - Fique atento nas grandes ondas para não ser surpreendido, principalmente se estiver em locais onde existam pedras ou canais.

23 -  Não entre bruscamente no mar após longa exposição ao sol. Há  risco de choque térmico e desmaio;

24 - Se uma pessoa estiver se afogando, não tente salva-la se você não tem tecnica de resgate no mar, ao inves de salvar você podera se tornar  mais uma vitima, a melhor medida é chamar imediatamente um guarda vidas.

25 - As crianças quando forem tomar banho, devem sempre ser supervisionadas por um adulto.

26 - A exposição em demasia ao sol poderá causar insolação.

27 - Em caso de emergência ligue 193  ou (91) 3423-2462.

TEXTO E FOTO: 5ª Seção do 4º SGBM