Proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente


MILITARES DO 4ºSGBM EM CONJUNTO COM O PROPAZ MINISTRAM PALESTRAS À CENTENAS DE JOVENS NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

03/07/2013 23:31

MILITARES DO 4ºSGBM EM CONJUNTO COM O PROPAZ MINISTRAM PALESTRAS À CENTENAS DE JOVENS NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

 

No período de 12 a 14 de Junho de 2013 aconteceu no Município de Salinópolis a Semana Estadual do Meio Ambiente onde o Corpo de Bombeiros do Pará em conjunto com o PROPAZ promoveram palestras de Combate a Incêndio e Atendimento Pré-Hospitalar.

O 4º SGBM formou uma equipe de Palestrantes sob o Comando do 1º TEN LENILSON que ministraram palestras sobre as mais diversas áreas de atuação do CBMPA.

O evento teve como Base a Escola Estadual ARACY MARQUES, no entanto de forma articulada a equipe dividiu-se e também ministrou instruções nas Escolas estaduais: TEODATO  REZENDE e LAURA VICUNA, todas no município de Salinópolis

 

A equipe formada pelo 2º TEN J. FERREIRA, SUB TEN MARTINS E SD MARCEL ministraram palestras na área de prevenção de Incêndio, utilização de Extintores e ainda combate a princípio de Incêndio.

Na Escola Teodato de Menezes tivemos o momento emocionante onde uma Aluna Cadeirante, após instrução, utilizou o extintor de Incêndio mostrando a aplicabilidade da inclusão e ainda de acessibilidade em conjunto com a Cultura de Paz.

Uma Segunda equipe Formada pelo 1º TEN LENILSON, SD BM RODRIGO E SD BM GUILHERME, ministraram um mini curso aos representantes de turma das escolas locais onde nos dois primeiros dias foi exposta toda a parte teórica de Combate a Incêndio e Atendimento Pré Hospitalar.

No último dia o 1º TEN LENILSON Coordenou diversas instruções sob a metodologia de oficinas que foram dispostas da seguinte forma: “Oficina de Prevenção de Incêndio Doméstico com GLP”, sob a coordenação do SUBTEN CORDEIRO e 2º SGT MATOS, Oficina de “Maneabilidade com Mangueira de Incêndio”, sob a coordenação do SD FÁBIO JUNIOR, SD ALFREDO E SD VINÍCIUS; “Oficina de Equipamentos de Proteção Individual”, sob a coordenação do SD BM GUILHERME E SD BM MARCEL. Os alunos tinham uma breve instrução teórica e posteriormente a experiência Prática

Após o término das oficinas foi executado um simulado na Quadra de Esportes da Escola ARACY MARQUES sob a supervisão da Coordenadoria do PROPAZ e do Comando do 4ºSGBM, onde os alunos executaram um combate a incêndio de Classe A e B, e ainda executaram toda a maneabilidade adquirida no transcorrer das instruções teóricas e das oficinas apagando quatro focos de incêndio, um vazamento de GLP com Fogo e ainda execução de equipagem dos materiais de Equipamento de Proteção Individual.

Tais instruções serviram ainda para a disseminação da cultura de Paz assim como de inspiração e motivação quanto a vocação bombeiro da juventude local, que pouco conhecia a pluralidade da atividade Bombeiro Militar

“...daqui a algum tempo estarei me vestindo como soldada do bombeiro. com muita fé em Deus” Exclamou Daiana Oliveira aluna da escola Aracy Marques.

Ao final, todos os presente confraternizaram o término das instruções com o tradicional “Batizado” daqueles que concluíram o este que era um mini curso, onde a satisfação foi notória sob os elogios dos Docentes, Discentes e pela Coordenadoria do PROPAZ que esteve supervisionando todo o Evento.


TEXTO E FOTO: ASCOM do 4º SGBM

—————

Voltar