Proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente


GV´S DA OPERAÇÃO CARNAVAL 2013 REALIZAM SIMULADO DE SALVAMENTO AQUÁTICO COMBINADO NA PRAIA DO ATALAIA

27/02/2013 21:15

 

    Na Manhã desta Terça Feira de Carnaval (13) foi realizado na praia do Atalaia  um treinamento de salvamento aquático, tendo a participação da Aeronave Guardião 04, do Sistema de Segurança Pública do Estado, todos os Guarda-Vidas de serviço na Operação Caranaval embarcaram na Aeronave, tendo que soltar de uma distância  de  aproximadamente  10 metros de altura, estando também  a uma distância de aproximadamente 500 metros da margem da praia, todos equipados com tubo de resgate e nadadeira, os guarda vidas tiveram que se deslocar até a margem da praia utilizando técnicas de reboque.

   Em seguida foi realizado um simulado de salvamento  onde o 1º TEN LENILSON, Sub Coordenador da Operação e o SD BM GABRIEL saltaram simutaneamente da Aeronave em direção a uma vítima que se fazia estar se afogando, no mesmo momento a embarcação Flex Boat, conduzida pelo CB BM SALOMÃO e o 3º SGT BM TONY aproximava-se da vítima no apoio concomitantemente com os  Militares SD BM MCLEAN e SD BM SOUZA que também se aproximaram da vítima pela água. Após a retirada da vítima do meio aquático a mesma foi conduzida até a viatura UR 23 que no momento era conduzida pelo 2º SGT JARDIM, ficando a mesma sob os cuidados dos Socorristas: 1º SGT FRANCISCA, CB DÊNIS e SD FRANCILENE que fizeram os procedimentos de praxe.

    O simulado mostrou  destreza,  profissionalismo,  Técnica,  Táctica e o Poder operacional do Corpo de Bombeiros em situações de acidentes aquáticos. Os banhistas ficaram atentos e  apreensivos com tudo o que estava acontecendo, para eles imaginava-se ser uma situação real e perigosa pela distância em que o evento ocorria.

    A Srª Hellen Costa, banhista, ficou surpresa com a rapidez e a técnica implementada pelo Corpo de Bombeiros: “Não pensei que aqui em Salinas os Bombeiros fossem tão preparados e que tivessem todo esse aparato para salvar vidas, estão de parabéns mesmo” completou a banhista.

 

TEXTO E FOTOS: 1º TEN LENILSON

     

 

   

—————

Voltar