Proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente

MILITARES DO 4º SGBM/I CONCLUEM CURSO DE PILOTO DE EMBARCAÇÃO

12/06/2013 00:06

Na última segunda feira (06),  no auditório do Quartel do Comando Geral, deu-se início ao curso de piloto de embarcação, mais conhecido como aquaviário que teve a duração de cinco dias com 50H/a, realizado em dois turnos, manhã e tarde, no auditório do Quartel do Comando Geral e contou a parceria da Marinha do Brasil através da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, 30 alunos entre oficiais e praças concluiram o curso, as aulas foram dividadas em teóricas em sala de aula e práticas na baia do Guajará. As nova carteiras recebidas pelos militares permitem que os mesmos pilotem embarcações pertencentes ao Estado com comprimento até oito metros.

O curso teve início com a aula inaugural ministradas pelo Capitão Tenente Lacerda,  que há dois anos trabalha como encarregado do setor de Habilitação do Ensino Profissional Marítimo (EPM), que deu ênfase aos seguintes assuntos: Águas jurisdicionárias brasileira, águas interiores com destaque aos rios da amazônia, a importância da educação ambiental visando evitar o assoriamento de  rios e lagos navegáveido Brasil. Entre os alunos do Curso Especial para Transporte de Embarcação de Estado no Serviço Público, esteve o comandante do quartel de Salinas, Major BM Goés, que destacou: “Procurei o curso pelo fato de ser comandante de um quartel que atende uma extensa área costeiras além de águas interiores em diversas localidades dos municípios de Salinas, são João de Pirabas e Samtarém Novo, e houve a necessidade, pois utilizamos embarcações para busca e resgate de pessoas à deriva, assim como busca e resgate de cadáver, principalmente no período das altas temporadas como no serviço de guarda-vidas."

O Major BM Goés, foi o orador da turma, e como parte do seu dicurso destacou: “A importãncia entre os homens para alcançarem um objetivo em comum e frisou também que agora devemos ter consciência que a sociedade espera algo mais, agora que estamos habilitados”. O comandante geral destacou durante a cerimônia de encerramento, a cerca do conhecimento adquirido. “O conhecimento é o maior patrimônio que o ser humano pode ter e ninguém pode tirar, e o que foi adquirido com esse curso, em parceira com a Capitania dos Portos, se transformará em melhoria na prestação de serviço pra população”. O comandante concluiu: “Sucesso a todos e parabéns pelo término do curso”.

O chefe do departamento de ensino profissional marítimo, Capitão de Corveta Manoel Fernandes, agradeceu a parceria do Corpo de Bombeiros com a Capitania dos Portos e informou o “Por que” realizar esse tipo de curso: “Esse curso é realizado para que todo o homem que tripula e conduz uma embarcação tenha noção básica de segurança”.

TEXTO: ASCOM do 4º SGBM / ASCOM do QCG
Fotos: SD BM DAMASCENO